São Paulo, novembro de 2022 – Nesta terça-feira, 8 de novembro, a 100 Open Startups, principal plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, anunciou o Ranking 100 Open Startups 2022, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país. Como nas edições anteriores, além das TOP 100, também foram reconhecidas as líderes em 30 categorias de mercado.

Entre as BioTechs, foram 79 startups com contratos validados de open innovation com corporações, representando um crescimento de 108% em relação ao ano passado. 

Em relação à intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações, as BioTechs tiveram um aumento de 68% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de 2.358 pontos no ranking de 2022. Desde 2016, quando teve início a apuração do ranking, o aumento geral de intensidade da prática foi de 93 vezes. 

Para alcançar uma posição de TOP 10, foram necessários 33 pontos. Das startups premiadas na categoria, três são novas em relação ao Ranking 2021.

A BIOinFOOD é uma delas, na quinta posição!

Fundada em setembro de 2018, a BIOinFOOD é uma startup de biotecnologia com o propósito de promover e potencializar a inovação com a indústria e gerar valor por meio do desenvolvimento personalizado de leveduras. Possui infraestrutura própria de P&D instalada no ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos/Campinas), escopo do “Acordo de Parceria para P&D&I” firmado em setembro de 2020. Foi apoiada pela FAPESP (PIPEs Fase 1 e 2; 2018 a 2022) e FINEP (2021), captando recursos de subvenção destinados exclusivamente às atividades de P&D. Interage com a indústria desde 2018, com destaque para projetos em colaboração nos setores de panificação, biocombustíveis e bebidas.

As tendências de inovação mais exploradas entre as BioTechs foram Inteligência Artificial, Big Data & Analytics e Nanotecnologia, e a indústria que mais se relacionou com esse tipo de startup foi Agronegócio, com 6,8% dos relacionamentos, seguida por Serviços de Saúde (4,4%) e Saúde e Bem-Estar (2,5%).

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos – com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

Em 2022, o Ranking 100 Open Startups registrou mais de 25 mil open startups cadastradas, sendo 3.821 com contratos validados – cerca de 36% mais que as 18 mil cadastradas no ano passado, quando 2.414 tiveram contratos validados.

O evento de premiação teve transmissão simultânea no YouTube e na Noite de Gala Ranking 100 Open Startups 2022, realizada em São Paulo, que reuniu C-Levels, founders e lideranças das TOP Open Corps – anunciadas em outubro – e das TOP Open Startups premiadas. “Com todo o entusiasmo, afirmo que o Brasil possui a maior e mais vibrante comunidade de Open Innovation com startups do mundo. Tenho certeza que as soluções das open startups ajudarão a transformar o mercado e a sociedade”, destaca Rondani.

Para mais informações: www.openstartups.net/site/ranking/ 

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de quase 70 mil acordos de open innovation e R$ 3,9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.