Biossensor baseado em Saccharomyces cerevisiae para a detecção rápida e de baixo custo do coronavírus.

O sistema baseia-se em leveduras da espécie S. cerevisiae que mudam de cor se houver a ligação do receptor humano ACE2 (hACE2) – expresso na membrana da levedura – com a glicoproteína viral Spike (presente na superfície externa do vírus).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa-filha da Unicamp vai desenvolver protótipo de novo modelo de teste rápido para Covid-19

Ana Paula Palazi | Agência de Inovação da Unicamp | 19/08/2020

A BIOinFOOD, empresa-filha da Unicamp, foi selecionada no Programa de Subvenção Econômica à Inovação, lançado pela Finep, financiadora de inovação e pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em parceria com o Laboratório de Genômica e bioEnergia (LGE), da Unicamp, a startup vai desenvolver o protótipo do novo modelo de teste rápido que usa leveduras para o diagnóstico da Covid-19, chamado CoronaYeast.

Continue lendo.

Pesquisadores da UNICAMP desenvolvem teste para diagnóstico da COVID-19 a partir de levedura

Mateus Vargas| Estadão | 04/08/2020.

Brasília, 04/08/2020 – Pesquisadores do Laboratório de Genômica e bioEnergia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolvem um novo modelo de teste para diagnóstico da covid-19, batizado de Coronayeast, que promete ser rápido e barato. A ideia é detectar o vírus em levedura, que ganharia cor vermelha ao confirmar a infecção por meio de análises amostras de saliva ou de material coletado da nasofaringe de pacientes.

Continue lendo.